quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jantar Comemorativo



A boa notícia é que minha transferência para a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa foi aprovada. E uma boa notícia como esta merece uma excelente comemoração! Para isso resolvi fazer o meu famoso Carneiro (Borrego) ao Vinho e para acompanhar um delicioso Rizzotto de Shitaki.

Carneiro (Borrego) ao Vinho

- 1,3kg de pá ou paleta de Carneiro (Borrego)
- 1 caixinha de 1l de vinho tinto de mesa (sim, aqui em Portugal há vinhos que são vendidos em embalagens Longavida como leite e comummente são utilizados na cozinha, caso esteja no Brasil, onde os vinhos infelizmente são de qualidade inferior, compre uma garrafa de vinho tinto seco, pode ser a mais barata, mas é essencial que seja seco!!!)
- 1 ramo farto de alecrim
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho grande bem picado, ou uma colher de chá de pasta de alho
- 3 colheres de sopa de sal grosso

Sem sombra de dúvidas este é o melhor carneiro (borrego) que já comi. Ele fica extremamente macio, o sabor aromático do vinho com alecrim se impregnam em cada pedacinho dele e enquanto ele assa este aroma também é um deleite, perfuma toda a cozinha, a casa, a quadra... enfim é delicioso e o melhor de tudo é que o preparo é muito simples. Coloque o pedaço de carneiro (borrego) em uma assadeira que o acomode bem e que não seja muito rasa, lembre-se de colocar o pedaço com a capa de gordura voltada para cima. Faça muitos furos com uma faca afiada tentando ultrapassar todo o pedaço de carne. Salpique o sal grosso por cima, apenas na capa de gordura. Pique o alecrim com a mão e vá introduzindo pequenos ramos nos furos já feitos na carne, é como se estivesse plantando o alecrim. No final você deve apenas enxergar uma superfície cheia de  verdinhos. Salpique o alho por todo o pedaço, derrame o azeite também pela superfície e deite meio litro de vinho, reservando a outra parte para a confecção do rizzotto e também para regar o carneiro quando este estiver assando. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno baixíssimo por cerca de duas a três horas. O importante nesta etapa é de tempos em tempos verificar a quanto andas o cozimento do carneiro, e caso esteja muito seco verter mais um pouco de vinho, para mantê-lo sempre húmido. Meia hora antes de retira-lo do forno, deve-se retirar o papel alumínio para que ele possa dourar.










Rizzotto de Shitaki

- 300g de Shitaki fresco
- 300g de arroz próprio para rizzotto
- 300ml de vinho tinto
- 100g de manteiga com sal
- 1/2 cubo de caldo de galinha
- 1/2 cubo de caldo de carne
- 1 cubo de caldo de legumes
- aproximadamente 1,5l de água


Lave o Shitaki e pique-o, o caule em rodelinhas finas e a cabecinha em filetes, reserve. Coloque a água para ferver com os 3 diferentes caldos, acredite em mim esta mistura é o que garantirá que você não precise acrescentar mais nenhum tempero. Espere ferver e abaixe o fogo para apenas mantê-la aquecida.
Em uma outra panela acrescente a manteiga e espere que ela derreta. Jogue o shitaki e o refogue até ele ficar um pouco mais escuro e dar uma leve murchada. Em seguida acrescente o arroz, mexa bem para que não grude e dê uma ligeira fritada. Acrescente o vinho e mexendo sempre espere ele ser completamente incorporado. Quando isto acontecer comece a acrescentar o caldo, uma concha por vez, e continue mexendo sempre. Quando o arroz já estiver bem molinho e o rizzotto já tiver com cara de rizzotto, ou seja todo o amido do arroz já tiver sido liberado, desligue o fogo, tampe a panela por alguns minutos, o suficiente para você levar o carneiro a mesa, e sirva.







2 comentários: