A boa notícia é que minha transferência para a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa foi aprovada. E uma boa notícia como esta merece uma excelente comemoração! Para isso resolvi fazer o meu famoso Carneiro (Borrego) ao Vinho e para acompanhar um delicioso Rizzotto de Shitaki.
Carneiro (Borrego) ao Vinho
- 1,3kg de pá ou paleta de Carneiro (Borrego)
- 1 caixinha de 1l de vinho tinto de mesa (sim, aqui em Portugal há vinhos que são vendidos em embalagens Longavida como leite e comummente são utilizados na cozinha, caso esteja no Brasil, onde os vinhos infelizmente são de qualidade inferior, compre uma garrafa de vinho tinto seco, pode ser a mais barata, mas é essencial que seja seco!!!)
- 1 ramo farto de alecrim
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho grande bem picado, ou uma colher de chá de pasta de alho
- 3 colheres de sopa de sal grosso
Rizzotto de Shitaki
- 300g de Shitaki fresco
- 300g de arroz próprio para rizzotto
- 300ml de vinho tinto
- 100g de manteiga com sal
- 1/2 cubo de caldo de galinha
- 1/2 cubo de caldo de carne
- 1 cubo de caldo de legumes
- aproximadamente 1,5l de água
Em uma outra panela acrescente a manteiga e espere que ela derreta. Jogue o shitaki e o refogue até ele ficar um pouco mais escuro e dar uma leve murchada. Em seguida acrescente o arroz, mexa bem para que não grude e dê uma ligeira fritada. Acrescente o vinho e mexendo sempre espere ele ser completamente incorporado. Quando isto acontecer comece a acrescentar o caldo, uma concha por vez, e continue mexendo sempre. Quando o arroz já estiver bem molinho e o rizzotto já tiver com cara de rizzotto, ou seja todo o amido do arroz já tiver sido liberado, desligue o fogo, tampe a panela por alguns minutos, o suficiente para você levar o carneiro a mesa, e sirva.
Foi o Melhor Carneiro que eu já comi \o/
ResponderEliminarHummm...que delícia!!!
ResponderEliminar