sábado, 18 de setembro de 2010

Sopinha de legumes


Os ventos de outono começam a soprar em terras lusitanas, e o friozinho vem chegando. E para começar a entrar no clima nada melhor do que uma bela sopa. Esta é uma receita bem simples de uma sopinha de legumes, com bastante cenouras como é de meu gosto.

- 3 batatas médias
- 5 cenouras pequenas
- 1 abobrinha
- 1 talo médio de alho poró (alho francês)
- 1/2 cebola grande
- 1 colher de chá de açúcar mascavo
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de tomilho
- 2 colheres de chá de ervas da provance
- 2 colheres de chá de colorau
- 1 cubo de caldo de legumes
- Sal e pimenta do reino q.b.
- 1,2 l de água

Corte às cenouras em rodelinhas, reserve. Corte as batatas e a abobrinha em cubinhos, reserve. Corte a cebola em cubinhos, reserve. Corte o alho poró (alho francês) em rodelinhas bem fininhas, reserve. Em uma panela (melhor que seja de pressão) deite o azeite, os temperos, e o açúcar - que além de dar uma coloração muito bonita à cebola, quando usado em pequenas quantidades realça o sabor - e refogue a cebola. Em seguida refogue o alho poró (alho francês) e depois os legumes. Deite a água, tampe a panela e cozinhe (se for na panela de pressão cozinhará de 15 à 20 min).
Como acompanhamento servi uma baguette recheada com um creme de manteiga e alho (que é uma delicia, mas pode ser substituída pelo tradicional pãozinho de alho) e queijo ralado.

Dica: Um método prático e rápido para tirar a pressão da panela é utilizar uma colher para levantar a válvula. Como mostra a foto.











Sem comentários:

Enviar um comentário