sábado, 1 de outubro de 2011

Folhados de queijo





Esta ideia veio da vontade de usar algo que toda vez que ia ao super mercado me deparava: Massa folhada! Podia ser congelada ou fresca, até então nunca havia comprado um pacote de massa folhada para usar cá em casa! Resolvi portanto fazer um recheio de queijos, poderia ser um patê de ricota caso tivesse ricota por aqui... mas como não foi o caso... Inventei com o que tinha na geladeira!


- 400g de massa folhada congelada (ou a que encontrar)
- 170g de queijo fresco 
- 25g (ou mais) de queijo roquefort ou gorgonzola
- 50g (ou mais) de queijo camembert
- 100g de queijo da ilha ralado
- 50g de queijo parmesão ralado
temperos a gosto
pode-se acrescentar azeitonas picadas, ou nozes picadas, ou passas... enfim, tudo o que preferir e tiver disponível!
- 1 ovo para pincelar


Deixe a massa descongelar se for este o caso. Abra o queijo fresco e deixe escorrer todo o líquido que vem no pacote, se tiver um passador grande vire o queijo sobre o passador e deixe-o ali por alguns minutos. Quando o queijo já estiver bem sequinho coloque-o em uma tigela. Coloque  os outros queijos na tigela, se forem um pouco rijos, como por exemplo o camembert, pique-o em pedaços pequenos. Acrescente os temperos, eu gosto muito de utilizar uma mistura pronta de tempero para salada. Com a ajuda de um garfo comece a esfarelar todos os queijos e mistura-los até obter uma pasta. Acrescente as azeitonas, nozes,... ou o que mais tiver e misture bem. Reserve.
Quando a massa já estiver no ponto, pegue um bom pedaço de papel manteiga e coloque-o sobre a superfície em que irá abrir a massa. Coloque a massa sobre ele e vira a borda do papel deixando uma boa margem para todos os lados da massa. Com um rolo de massa comece a abrir a massa folhada até ela ficar mais fininha. Corte-a em tiras tentando obter quadrados, é claro que em muitos pedaços estes não serão assim tão perfeitos... mas não se preocupe tanto...
Coloque dentro de cada quadradinho  uma colher de chá do recheio, dobre os vértices de cada quadrado para dentro, conforme o desenho abaixo, pressione os cantinhos para fechar bem a trouxinha, e vá distribuindo em uma assadeira forrada com papel manteiga.


Em uma pequena tigela bata o ovo e pincele todos os salgadinhos tomando o cuidado para que o ovo não escorra muito no papel, pois caso o contrário ele irá queimar e poderá deixar zonas negras nos folhados.
Asse em forno pré- aquecido até que estejam dourados.
Sirva-os morninhos!


Uma variação que fizemos destes salgados foi um cone, acrescentando um pequeno pedaço de presunto, deve-se tomar atenção para que as pontas da massa fiquem posicionadas para baixo na hora de assar.


Caso sobre recheio, ele fica perfeito como acompanhamento de torradas, e o sabor dele não cozido é bem diferente, logo seus convidados não irão enjoar!


Obs: Rende aproximadamente 22 unidades.



Sabor: 



2 comentários:

  1. nó !! muito legal camilaa!! Parabéns o blog está muito show!

    ResponderEliminar
  2. só agora fui ver seu comentário Rapha! Desculpa :P Mas obrigada!!! Sempre que tenho tempo tento fazer alguma coisinha saborosa para por aqui :D

    ResponderEliminar