segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rizzotto de Frango

Rizzoto é um  prato delicioso, pode ser usado como prato único ou também como acompanhamento para carnes. É extremamente versátil, e pode ser feito com toda a sorte de ingredientes que a imaginação alcançar. Entretanto é um pouco trabalhoso, pois seu preparo requer que estejamos todo tempo a mexê-lo, revolvê-lo, acrescentando mais caldo... É claro que há dias em que temos este tempo disponível, e ainda mais, há dias nos quais queremos nos envolver com o preparo da comida. Para estes dias deixo aqui esta receita:

- 1/2 kg de frango (sugiro que seja sobre-coxa, pois é mais saborosa, mas vai da preferência de cada um).
- 300g de arroz para rizzotto.
- 1 xícara de chá de cebola picada em pequenos cubos (passo a medida em xícaras pois já compro a cebola picada e congelada, mas acredito que uma cebola média já seja suficiente).
- 1 cenoura média.
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.
- 4 colheres de sopa de extracto de tomate.
- 100g de cogumelos brancos frescos.
- 1 cálice de abafadinho (abafadinho é um destilado de vinho, que pode ser substituído por um vinho normal, aumentando-se um pouco a quantidade).
- sal q.b.
- azeite de oliva q.b.
- 1 folha de louro.
- pimenta preta moída q.b.
- tomilho seco q.b.
- salsa desidratada q.b.
- ervas de provance q.b.
- orégano q.b.
- dois triângulos de queijo fundido (pode ser substituído por duas colheres de sopa bem cheias de um bom requeijão cremoso).
- queijo parmesão ralado q.b.

Em uma panela coloque o azeite, uma quantidade aproximada de duas colheres de sopa, e o açúcar mascavo. Quando este já tiver derretido e quase caramelizando acrescente a cebola e o sal. Refogue a cebola, e em seguida o frango. Depois que ele já tenha dado uma ligeira fritada acrescente a folha de louro, a cenoura descascada, os demais temperos na quantidade que achar suficiente e cubra com água para que o frango cozinhe. Depois de cozido deixe esfriar. O melhor é que esta etapa do preparo seja realizada uma noite antes de se fazer o rizzotto.

Quando o frango e o caldo já estiverem frios desfie o frango e reserve o caldo do cozimento. (Caso o pedaço de frango que foi cozido possua pele e osso descarte-os.)
Separe com a ajuda de uma peneira as cebolas e a cenoura do caldo, lembrando de não deitar fora o caldo, reserve as cebolas à parte e esmague, com a ajuda de um garfo, a cenoura até que esta pareça um puré e a reincorpore no caldo.
Na panela em que irá preparar o rizzotto acrescente um pouco de azeite e a cebola previamente separada. Frite-a um pouco e logo em seguida acrescente o frango desfiado e os cogumelos cortados em pequenas tiras. Em seguida acrescente o arroz para rizzotto, é muito importante saber que este não deve ser lavado. Frite ligeiramente o arroz, acrescente o extracto de tomate e logo em seguida incorpore o abafadinho ou vinho, mexa para que não grude na panela e para facilitar a absorção do arroz.
Após o arroz ter absorvido completamente o abafadinho ou vinho, comece a acrescentar o caldo aos poucos, e sempre mexendo, sugiro que seja uma concha por vez, e só torne a acrescentar novamente outra concha do caldo após o arroz já ter absorvido completamente a outra quantia.
Aqui é bom esclarecer que este caldo é o do cozimento do frango, com a cenoura incorporada, e pode-se acrescentar mais água a ele, caso não seja suficiente para o cozimento do rizzotto. Uma dica que dou é mantê-lo em fogo brando, ao lado da panela do rizzotto para que ele esteja aquecido enquanto for acrescentado ao rizzotto.
Conforme for realizando este processo o arroz irá cozinhando e irá ao mesmo tempo liberando amido, que é o responsável pela textura do rizzotto. Sugiro que antes que este esteja completamente cozido prove o rizzotto para ver se não falta algum tempero, caso perceba que falte, acrescente um pouco mais dos mesmos temperos o quanto necessário.
Quando o arroz estiver completamente cozido acrescente os dois triângulos de queijo fundido (ou requeijão cremoso) e o parmesão ralado e mexa energicamente até que estes sejam incorporados, sirva logo em seguida. 

Obs: Para a foto usei como acompanhamento batatas fritas e decorei o rizzotto com folhas de manjerico fresco.








Sem comentários:

Enviar um comentário