sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Macarronada com molho bicolor

Macarrão sem molho ninguém merece. E melhor do que um: são dois!
Tendo isto sempre em mente é que costumo fazer uma macarronada com um delicioso molho vermelho junto de um delicioso molho de queijo. E esta combinação é perfeita, a acidez do molho vermelho quebra o sabor um pouco enjoativo do molho de queijo e este por sua vez quebra a acidez do molho vermelho. Enfim é perfeito, eles se completam, diria que é como arroz com feijão, ou mamão com açúcar, ou carne com batatas ou até mesmo abacate com sal (em homenagem aos meus amigos latino-americanos rsrsrs).
As medidas que irei passar podem ser alteradas, de acordo com o número de pessoas que irão comer. Ou podem ser ligeiramente modificadas, incrementando-as ou fazendo com o que há disponível em sua geladeira.
Costumo fazer primeiro o molho vermelho, que requer um pouco mais de tempo de preparo mas é mais prático, depois, enquanto o molho vermelho ferve, coloco o macarrão para cozinhar e me dedico ao molho de queijo.
As massas que indico para acompanhar esta receita são o penne ou o conchiglione pois elas conseguem conter mais os molhos. Mas também fica uma delicia com o tradicional linguine.
Molho vermelho
- 2 tomates maduros
- 250 g de extracto de tomate
- 1/2 cebola pequena picada em cubos
- 1 colher de chá de pasta de alho ou 1 dente de alho bem picado
- 300 ml de água
-3 colheres de sopa de açucar
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de pimenta preta moida
- 1 colher de chá de ervas da provence
- 1 colher de chá de colorau
- 1/2 colher de chá de tomilho seco
- sal q.b.
Pique os tomates em pequenos cubos e reserve. Coloque em uma panela o azeite, espere que ele aqueça um pouco e coloque as cebolas, refogue-as rapidamente e acrescente o alho. Enquanto refoga acrescente os temperos: sal, pimenta, ervas secas e colorau. Depois acrescente o tomate picado e em seguida o açúcar. Refogue até o tomate soltar bastante líquido. Depois acrescente o extracto de tomate e em seguida a água, deixe ferver sem tampar para reduzir um pouco a água e apurar os sabores.
Molho de queijo
- 800 ml de leite
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 150g de queijo emmental
- 100g de queijo de ovelha amanteigado
- 100g de mistura pronta de 3 queijos para gratinar ( 50% de emmental, 30% de cheddar, 20% de gouda)
- 1/2 colher de chá de pasta de alho (opcional)
- pimenta preta moída q.b.
- sal q.b.
Faço esta receita com os queijos disponíveis na geladeira, o segredo é buscar usar um sabor forte, que no caso vem do queijo amanteigado de ovelha, mas poderia ser de um queijo gorgonzola ou brie. Um sabor picante, que no caso vem do emmental, mas poderia perfeitamente ser substituído por um parmesão. E um sabor neutro, mas que dá textura, utilizei para isto uma mistura de queijos pronta, mas poderia ter utilizado um queijo flamengo, ou prato, ou muzarela.
A confecção deste molho é um pouco mais delicada. Primeiro se faz a base com um molho bechamel. Para isso acrescente em uma panela a manteiga, deixe derreter e, caso escolha, acrescente o alho. Após a manteiga já estar derretida acrescente a farinha a pimenta e o sal (caso os queijos não sejam muito salgados) mexa até formar uma massinha dourada, em seguida acrescente o leite e mexa energicamente para dissolver a farinha e não empelotar (para isto recomendo utilizarem este instrumento maravilhoso que podem ver na foto, ou um fuet), vá acrescentando o leite e mexendo até a mistura tomar um aspecto líquido. Acrescente os queijos (para os moles pode-se apenas colocar pequenos pedaços, mas para os mais duros recomendo que os ralem antes). Mexa sem parar até o molho começar a ferver e engrossar. Quando já tiver engrossado desligue o fogo.
Para servir pode-se colocar o macarrão apenas com um pouco de azeite em uma tigela e cada molho em outras tigelas para que as pessoas fiquem a vontade para se servir, ou em uma única tigela colocar primeiro o molho vermelho, depois o macarrão e depois o molho de queijo.
Esta quantidade de molho serve perfeitamente 6 pessoas.

2 comentários:

  1. Estou passando aqui só para dar meu testemunho!
    Esse macarronada fica Deliciosa!!!...

    :D

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!!!Suas receitas estão de" dar água na boca"!!!Em Portugal usa-se tbem esse ditado?
    Beijinhos gdes

    ResponderEliminar