quarta-feira, 23 de março de 2011

GNOCCHI




Ao ler a minha mais recente aquisição (Cozinhar com Jamie Oliver) me deparei com a receita de Gnocchi. Descobri algumas coisas legais como o Gnocchi ser feito de ricotta na Toscana, ou de farinha de sêmola em Roma, os famosos gnocchi alla romana, mas o que realmente lembrei e me fartei de rir foi de um episódio que aconteceu quando eu tinha 14 anos:
Nesta época eu e um amigo meu, o Julinho, resolvemos fazer gnocchi para vender e ajudar uma instituição filantrópica na qual fazíamos parte (ou melhor, ainda fazemos). Resolvemos fazer gnocchi porque ele havia combinado com toda a turma dele do secundário/colegial de fazer um jantar, e já está claro qual foi o prato da noite.
Como já possuímos a demanda, nos faltava o produto. Então nos reunimos na cozinha da casa de meus pais, que dispõe de uma grande bancada, e fomos fazer gnocchi, muito gnocchi.... 11kg de gnocchi...
Passamos um dia cozinhando batatas, esmagando batatas, fazendo gnocchi, pré cozendo gnocchi, congelando gnocchi e ensacando gnocchi.... fazendo tanta sujeira que havia batata até no tecto da cozinha... bem todo o processo produtivo.... Mas um dia só não foi suficiente para conseguirmos fazer os 11 quilos, e aí veio o acidente que se tornou uma grande descoberta mais tarde, tivemos que guardar a batata já cozida na geladeira, para continuarmos no dia seguinte.  
No outro dia, começamos com a primeira parte do processo: esmagar as batatas. E como elas estavam geladas foi algo MUITO duro... exigiu muita força bruta... mas logo a seguir, quando começamos a preparar a massa, notamos algo fantástico: precisamos de metade da farinha utilizada anteriormente para atingir o ponto da massa!!! O que resultou em um gnocchi levissimo! que derretia na boca e super, super saboroso!!!
Bem, a moral da história é que aprendi algumas lições para a vida:
           * Quando for fazer gnocchi, SEMPRE amassar as batatas e depois leva-las para gelar.
           * Sempre há alguma forma para ajudar
           * Não se comprometer com algo que você nunca antes fez
           * E nunca mais fazer 11kg de gnocchi porque dá MUITOOOO  trabalho!!!!
Vamos agora para o que interessa: A RECEITA:
- 6 batatas média
- 1 ovo grande
- Farinha (tenha 1kg a mão, mas dificilmente você irá precisar de tudo isso)
- sal q.b.

Fazer massa em casa é algo trabalhoso, mas ao mesmo tempo é muito gratificante! Se você tem um dia de folga, e esta inspirado para cozinhar, experimente fazer esta receita, além de você saborear um óptimo prato, com certeza ainda poderá congelar metade da receita para comer mais tarde.... e ter um jantar/ almoço elaborado em poucos minutos....

A confecção é muito simples: Lave bem as cascas da batata e leve-as para cozer. Após estarem cozidas descasque-as e esprema, fazendo um puré. Cubra a tigela com um filme plástico e leve ao frigorífico/geladeira, preferencialmente de um dia para o outro, ou até estar bem gelado.

Acrescente o ovo e misture bem até ele incorporar a massa. Comece a adicionar a farinha aos poucos, se tiver como peneirar é melhor (acreditem, eu não fui paga para isso, mas se puderem usem isto, que é algo indispensável numa cozinha!!!) e mexa a massa de modo que ela incorpore a farinha e vá ganhando consistência, no principio pode ser com o auxilio de uma colher, depois é melhor utilizar as mãos. Quando ela já estiver em um ponto firme enfarinhe uma superfície lisa e vire a massa para trabalha-la um pouco mais. Caso você tenha uma maquina para fazer gnocchi está dispensado desta etapa, pode arma-la e começar a fazer seus gnocchi. Como acredito que 95% das pessoas que estão a ler não tenham uma dessa em casa, o trabalho vai continuar mais um pouquinho.... A massa tem que ser trabalhada (entenda-se incorporar farinha e amassar) até ficar em um ponto onde se consiga enrolar tirinha ou "minhoquinhas"  como no pré-primário ou nas aulas de cerâmica, para assim poder cortar este seguimento em pequenos pedacinhos. 

Feito isso com toda a massa, coloque uma panela cheia de água e com um pouco de sal grosso a ferver. E prepare alguns tabuleiros para congelar a quantidade de massa que você não for utilizar. A massa poder ser congelada desta maneira, ainda crua, mas tem se que tomar o cuidado de congelar cada 'carocinho' separado, e só depois que eles já estiverem completamente congelados ensacar todos juntos. 
Cozinhe os gnocchi que for utilizar até que eles comecem a flutuar na água, por volta de 4 ou 5 min.
Os congelados podem ser tirados do congelador e jogados imediatamente na água fervente, irão demorar um pouquinho mais para estarem cozidos, mas ficarão igualmente deliciosos.

Agora é só preparar um saboroso molho a sua escolha e mangiare!


Sem comentários:

Enviar um comentário