domingo, 29 de agosto de 2010

BOLO DA COLHEITA DA MAÇÃ.
















 Esta é uma receita deliciosa de bolo de maçã, tenho ela anotada em meu caderno de receitas desde Abril de 2007, por isso não me lembro exactamente a fonte. Como vocês vão ver, a receita esta toda medida em COPOS AMERICANOS, e nuca troque as medidas... para facilitar aí vai algumas relações:
1 Copo Americano = 150 ml
1 Copo Americano de açúcar = 200g
1 Copo Americano de farinha de trigo = 165g 
Agora que já temos alguns pontos esclarecidos, vamos a receita:

- 1 e 1/4 de copo americano de farinha de trigo.
- 1 copo americano de farelo de trigo.
- 1 copo americano de açúcar refinado.
- 3/4 de copo americano de açúcar mascavo.
- 3/4 de copo americano de óleo (não pode ser óleo de soja, sugiro o de gira-sol).
- 4 ovos.
- 2 copos americanos de maçã picada em cubos.
- 1 colher de sopa de fermento em pó.
- 1 colher de chá de essência de baunilha.
- 1 colher de sopa de canela em pó.
- 1 colher de chá de sal.
- Nozes q.b.

Ao preparar esta receita é importante seguir a ordem, porque do contrário o bolo fica pesado, costumo utilizar a varinha mágica, pois a minha possui um batedor, mas também é possível utilizar a batedeira, ou um batedor manual, que irá requirir bastante energia.
Bata os ovos com o açúcar refinado, acrescentando o açúcar aos poucos, depois acrescente o açúcar mascavo também aos poucos e sempre batendo. Em seguida acrescente o óleo e a  essência de baunilha, e continue batendo. Depois acrescente a farinha de trigo aos poucos enquanto se esta batendo, depois acrescente o farelo de trigo aos poucos e continue a bater, em seguida acrescente a canela em pó, o sal e o fermento, ainda batendo. Pare de bater e acrescente as maças picadas e as nozes picadas grosseiramente, e apenas misture com uma colher para que incorporem na massa. Coloque em uma forma untada, ou revestida com papel manteiga e asse em forno médio, embora a temperatura e o tempo irão depender do forno de cada um.

Obs: Para a foto peneirei por cima açúcar de confeiteiro e canela em pó, e decorei com nozes inteiras e um pedacinho de maçã que caiu do meio do bolo quando estava cortando. Esta decoração fica óptima para se fazer quando se vai servir o bolo como sobremesa.

Sabor:

Dificuldade:



Praticidade:

3 comentários:

  1. Realmente, este bolo fica uma delícia!
    Já tive o prazer de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Kamy, eu nem sabia do blog. Comentei com a tia Rô e ela também não sabia. Favor divulgar, porque somos adeptos de coisas gostosas e pessoas inteligentes.

    ResponderEliminar
  3. Essa é uma receita que começa gostosa já no modo como é ensinada: Adorei!
    Como já estava no horário do lanche acabei de testar a receita do bolo de maçã. Usei maçãs Gala. Hum... Que cheiro delicioso! Fácil de fazer, assou de modo uniforme numa forma retangular. Acho que o farelo de trigo fez toda a diferença na textura da massa. Uma receita fácil, de baixo custo, saudável e muito saborosa. Parabéns. Virei sua fã! Hummmmm esse Blog vai me engordar!

    ResponderEliminar