quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Maratona Nigella Lawson - A inspiração.

Sempre gostei de assistir programas de culinária, e sempre aprendi muito com eles. Há livros maravilhosos do assunto, mas neste ramo, mais do que em outros, 'uma imagem vale mais do que mil palavras' e ainda melhor se esta imagem vier acompanhada de palavras.

Cozinhar é uma arte, exige técnica, treino, dedicação e inspiração, e esta arte não é nata, precisamos aprendê-la de alguma maneira. Por isso elenco os programas culinários como a segunda melhor forma de se aprender a cozinhar. Perdendo apenas para quando se tem uma pessoa ali, na sua frente, te ensinando, observando sua forma de cozinhar e te corrigindo aonde há falhas, mostrando a textura exacta de cada massa, de cada molho... Enfim se não há alguém que esteja disposto a fazê-lo, podemos contar com este segundo tipo de aprendizagem a "televisiva".

Aí entra uma mulher da qual gosto muito de seus programas: Nigella Lawson. Há pessoas que podem dizer que não gostam dos ingredientes prontos, semi-prontos, enlatados e tantas outras coisas que ela utiliza, outros podem dizer que o programa é um tanto quanto enjoativo... Mas mesmo não discordando em cem por cento destas opiniões adoro a simplicidade e a praticidade das receitas da Nigella, e adoro a paixão que ela transmite por cozinhar.

Um dia resolvi começar a assistir alguns programas dela e... não parei mais. Em uma semana assisti 22 episódios (aqui tenho que agradecer a bondosa pessoa que disponibilizou tantos episódios no YouTube) e foi desta overdose de Nigella que tive a inspiração para fazer este blog.

Afinal, por mais que os programas culinários sejam a segunda melhor forma de se aprender a cozinhar, anotar cada receita por vezes pode ser uma tarefa desesperadora, e por mais que a aparência dos pratos sejam óptimas, nunca sabemos se o sabor também o é.

Então neste blog me proponho a repartir com você, leitor, minhas experiências: receitas que testei, receitas adaptadas por mim, e até mesmo algumas receitas próprias, e também algumas dicas e comentários.
Tentando assim, deixar esta arte acessível e prazerosa até mesmo para aqueles que não sabem de muitas técnicas ou que não possuem muita pratica.

Vale a pena ver o site da Nigella.

1 comentário:

  1. Legal Kamy!! Gostei muito! Agora precisamos de patrocinadores. Que tal enviar o blog para alguns restaurantes fazerem sua publicidade, sem especificar pratos, mas, localização, tipo de cozinha, coisas para turistas, especialmente brasileiros. Parabéns!!!!

    ResponderEliminar