quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bolo de Limão e Bagas Goji




Neste feriado (5 de Outubro, Implantação da República Portuguesa) procurei uma receita fácil de bolo, para fazer aqui em casa para lanche da tarde (que se transformou em 'janta', pelo tanto que comemos dele rsrsrsrs) O mais difícil era achar uma receita na qual tivéssemos todos os ingredientes aqui em casa, já que aqui por perto estava tudo fechado...
Foi aí que achei esta receita! E com algumas adaptações consegui fazer um bolo delicioso!!! Muito fofo, e com um sabor.... As Bagas Goji entraram na história para substituir as cranberries, e na tentativa de utiliza-las de uma forma que ficassem apetitosas, porque apesar de seu valor nutricional surpreendente, seu sabor não é assim.... a melhor coisa....


Receita:



150g de manteiga sem sal, amolecida
300g de açúcar refinado
3 colheres de sopa de sumo de limão 
2 colheres de sopa de raspas de casca de limão
4 ovos
420g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
240ml de leite
1 xícara de Bagas de Goji
3 colheres de sopa de GlÖGG

Calda: 3 colheres de sopa de sumo de limão
4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro


Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte a forma que irá utilizar que no meu caso foi uma forma média com furo ao centro e mais uma forma pequena com furo no centro. 
Em uma tigela grande bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o suco e as raspas de limão, os ovos, um por vez, e continue batendo.
Em outra tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. 
Adicione os ingredientes secos à mistura de manteiga ovos e açúcar, alternando com o leite, batendo só até incorporar cada adição. Junte as Bagas de Goji que ficaram previamente imersas no GlÖGG junto com o líquido e misture com o auxílio de uma espátula.
Divida a massa entre as formas preparadas e asse por 30-40 minutos (o tempo irá mudar de acordo com o tamanho da forma) ou até que os bolos cresçam e dourem (faça o teste do palito). 
Retire do forno.
Prepare a calda: numa tigela pequena, misture bem o açúcar e o sumo de limão. Despeje sobre os bolos ainda quentes e deixe esfriar. 
Aí é só saborear!




Sabor:
Dificuldade:
Praticidade:

sábado, 1 de outubro de 2011

Folhados de queijo





Esta ideia veio da vontade de usar algo que toda vez que ia ao super mercado me deparava: Massa folhada! Podia ser congelada ou fresca, até então nunca havia comprado um pacote de massa folhada para usar cá em casa! Resolvi portanto fazer um recheio de queijos, poderia ser um patê de ricota caso tivesse ricota por aqui... mas como não foi o caso... Inventei com o que tinha na geladeira!


- 400g de massa folhada congelada (ou a que encontrar)
- 170g de queijo fresco 
- 25g (ou mais) de queijo roquefort ou gorgonzola
- 50g (ou mais) de queijo camembert
- 100g de queijo da ilha ralado
- 50g de queijo parmesão ralado
temperos a gosto
pode-se acrescentar azeitonas picadas, ou nozes picadas, ou passas... enfim, tudo o que preferir e tiver disponível!
- 1 ovo para pincelar


Deixe a massa descongelar se for este o caso. Abra o queijo fresco e deixe escorrer todo o líquido que vem no pacote, se tiver um passador grande vire o queijo sobre o passador e deixe-o ali por alguns minutos. Quando o queijo já estiver bem sequinho coloque-o em uma tigela. Coloque  os outros queijos na tigela, se forem um pouco rijos, como por exemplo o camembert, pique-o em pedaços pequenos. Acrescente os temperos, eu gosto muito de utilizar uma mistura pronta de tempero para salada. Com a ajuda de um garfo comece a esfarelar todos os queijos e mistura-los até obter uma pasta. Acrescente as azeitonas, nozes,... ou o que mais tiver e misture bem. Reserve.
Quando a massa já estiver no ponto, pegue um bom pedaço de papel manteiga e coloque-o sobre a superfície em que irá abrir a massa. Coloque a massa sobre ele e vira a borda do papel deixando uma boa margem para todos os lados da massa. Com um rolo de massa comece a abrir a massa folhada até ela ficar mais fininha. Corte-a em tiras tentando obter quadrados, é claro que em muitos pedaços estes não serão assim tão perfeitos... mas não se preocupe tanto...
Coloque dentro de cada quadradinho  uma colher de chá do recheio, dobre os vértices de cada quadrado para dentro, conforme o desenho abaixo, pressione os cantinhos para fechar bem a trouxinha, e vá distribuindo em uma assadeira forrada com papel manteiga.


Em uma pequena tigela bata o ovo e pincele todos os salgadinhos tomando o cuidado para que o ovo não escorra muito no papel, pois caso o contrário ele irá queimar e poderá deixar zonas negras nos folhados.
Asse em forno pré- aquecido até que estejam dourados.
Sirva-os morninhos!


Uma variação que fizemos destes salgados foi um cone, acrescentando um pequeno pedaço de presunto, deve-se tomar atenção para que as pontas da massa fiquem posicionadas para baixo na hora de assar.


Caso sobre recheio, ele fica perfeito como acompanhamento de torradas, e o sabor dele não cozido é bem diferente, logo seus convidados não irão enjoar!


Obs: Rende aproximadamente 22 unidades.



Sabor: