segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci



Em uma pesquisa por livros de culinária no catálogo das Bibliotecas da Universidade de Lisboa (sim, por mais improvável que fosse achar algo deste assunto, eu fiz esta pesquisa!) eu encontrei um livro que me chamou muito a atenção: Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci, e o melhor é que ele encontrava-se na biblioteca da faculdade que frequento (FBA),  logo tinha acesso mais facilmente a este título tão curioso.

Esperei a maré baixar, e quando tive um tempinho livre requisitei o título para conferir de perto sobre o que se tratava! E a surpresa foi boa e interessante!  Os autores  Shelag & Jonathan Routh  motivaram-se a pesquisar sobre o assunto devido a ausência  de registos de Leonardo acerca da culinária; já que Leonardo da Vinci é conhecido pela sua grande curiosidade sobre inúmeras áreas e tendo ele demonstrado tamanho apreço pela representação culinária denominada A última ceia.

Causou sempre uma certa estranheza o facto de alguém tão curioso em relação a tudo (como era o caso de Leonardo da Vinci) ter deixado um espólio tão reduzido em termos de referências relevantes acerca da comida e da culinária. Isto, num homem cuja maior e mais reconhecida realização pictórica, essa representação de parcimónia culinária denominada A ultima ceia, em que gastou três anos de sua vida, abordava tanto questões de comida como valores espirituais. Isto num homem que no seu testamento deixou uma parcela considerável de seus bens a um ser muito particular: a sua cozinheira, Battista de Villanis. Isto num homem que, durante toda a sua vida, se interessou tanto por alimentação e culinária como por projectos de pinturas e fortificações, além de investigar inúmeros outros assuntos que despertavam a sua curiosidade.” (Sheling & Jonathan  Routh, 2002, ps: 9 e 10)

O pequeno trecho já é suficiente para nos mostrar a leitura agradável que o livro nos proporciona, como também o inusitado tema ali explorado. Para quem está acostumado com um Leonardo exposto nas aulas de História da Arte, um grande Génio a frente de seu tempo, se depara com um outro Leonardo, não menos genial, mas um pouco mais cómico e extravagante: Um homem que desde criança tem um fraco por doces, que escapava (quando criança) da oficina de Verrochio para trabalhar em um botequim florentino para ganhar alguns trocados. Que abriu uma taberna com Sandro Boticelli (empreendimento fracassado devido as ideias avançadas para o tempo de Leonardo). E que se tornou mestre de folia e de banquetes na corte de Sforza, exercendo tal cargo durante mais de 13 anos!
Apesar de todos estes feitos conhecidos, e brilhantemente narrados no livro, os autores ressaltam que poucas eram as anotações conhecidas de Leonardo sobre culinária e comida. Até então ter-se conhecimento de um texto denominado Codex Romanoff, texto este que é impossível ser autenticado como texto genuíno de Leonardo da Vinci, mas que no entanto possui uma série de motivos para no final o ser.

Sendo assim o livro Notas de Cozinha de Leonardo da Vinci nos apresenta uma primeira parte denominada: Leonardo da Vinci na Cozinha, onde são narrados inúmeros episódios gastronómicos de Leonardo, desde sua infância, até sua estadia na corte dos Sforza, passando pela realização dA última ceia. A segunda parte já trata do Codex Romanoff, e possui inúmeras dicas e “receitas” provavelmente de Leonardo da Vinci.

Sem sombra de dúvidas o livro é excelente! Não apenas  por nos trazer factos curiosos da vida deste grande mestre, ou por ser elaborado de maneira tão divertida, a qual nos faz pensar que estamos a ler um bom romance, mas sobretudo porque nos aproxima de uma realidade vivida a cerca de 500 anos atrás. Conhecer acerca da comida e da maneira de se comer é conhecer a cultura de outros povos, no caso, Itália por volta de 1500. Ler tal livro consiste em  uma imersão aos costumes florentinos, ou a corte dos Sforza. Mas sobretudo nos esclarece um pouco mais sobre a mentalidade do Renascimento, e como é claro, a de Leonardo da Vinci, que como podemos perceber, até mesmo quando o assunto era comida, estava muito a frente de seu tempo.

1 comentário:

  1. Camila você anda sumida do blog, mas quando aparece sempre nos traz novidades interessantes. Este livro deve ser uma delícia de ler!

    ResponderEliminar