sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bolo de Avelãs com Nutella





Estava de férias, recebendo algumas visitinhas especiais aqui na minha casa, e para complementar meu portátil parou de funcionar e teve que ir para a assistência.... E por estes motivos, acrescidos de uma certa preguicinha.... eu fiquei um bom tempo sem dar as caras por aqui.... Mas cá estou outra vez!!! E trago mais uma receitinha deliciosa de bolo de aniversário....
Dessa vez o aniversariante foi meu pai, e eu resolvi fazer um bolo com um recheio que eu sabia que ele iria adorar: Nutella!!!
A receita da massa veio daqui, usei como base a receita de Bolo Victoria tradicional.... mas fiz algumas alterações que não o deixaram tão tradicional assim...


Massa:
- 225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 225g de farinha de trigo com fermento
-225g de açúcar fino
- 4 ovos grandes
- 2 colheres de sopa de cacao em pó
- 1 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio
-1 colher de chá (rasa) de fermento em pó
(sim eu não confio nas farinhas com fermento... sempre acrescento mais!)

-125g de avelãs partidas
- Manteiga e farinha para untar a forma


Recheio:
-400g de Nutella
- 200g de natas para bater


Cobertura:
- 200g de chocolate amargo (usei um 52% cacao)
- 200g de natas para bater


Para decorar:
-100g de avelãs partidas


Para regar:
Desta vez chutei o pau da barraca e reguei com Vermute puro mesmo! para ficar aquele gostinho de fundo... mas se crianças forem comer regue com guaraná mesmo que já está ok!

Bom depois de ler esta lista de ingredientes já deve estar aterrorizado imaginando as calorias... gorduras... mas enfim essa não é para ser uma receita ligth mesmo! E bolo de aniversário tem que ser bem, mas bem farto!!! Sem contar que é um bolo para comer fatias fininhas.... e poucas... é denso, delicioso e doce... bastante amanteigado, caso queira algo mais levezinho... não coloque recheio! faça o bolo, a cobertura e pronto! Mas não sirva em um aniversário!!! Porque seria decepcionante... me fez lembrar os bolos que comi em algumas festinha na Venezuela... eram lindos, todos decorados... me dava água na boca imaginando como seria bom comer aquele bolo... quando me serviam constatava que o bolo era só uma massa sequinha, sem nem sequer uma camadinha de geleia como recheio! Terrível!!! Definitivamente: Não façam isso em um aniversário!!! ( E se tiver colesterol alto, coma só uma fatiazinha e nada mais! Porque realmente o nível de gorduras saturadas é bastante alto...)
Mas agora chega de papo e vamos ao modo de preparo!
Deixe todos os ingredientes separados e pesados de antemão, será mais fácil na hora da confecção. Acrescente junto da farinha o fermento o bicarbonato de sódio e o cacau, e misture tudo.
Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma redonda de aro removível (ou duas formas mais baixas e com mesmo diâmetro)
Coloque a manteiga, que já deve estar bem molinha, e comece a bater (com a batedeira, ou se não tiver com uma colher) vá acrescentando aos poucos o açúcar, e bata até que ele dissolva-se por completo na manteiga. Agora é hora de acrescentar os ovos, um por vez! Acrescente um ovo e bata até ele ser incorporado, só assim acrescente o outro, e repita o processo até terminar os 4 ovos. Comece a acrescentar a farinha aos poucos, mas não bata em demasia a farinha, pois pode começar a desenvolver glúten tornando o bolo duro (palavras do Jamie Oliver!). Por fim misture as avelãs picadas grosseiramente, este toque acrescentará uma textura muito interessante ao bolo que é tão macio e húmido. Deite a massa na forma e alise a superfície muito bem, se estiver assando em 2 formas o tempo de cozedura será de aproximadamente 20min, de estiver fazendo como eu, e assando em uma única forma o tempo será um pouco maior, e é melhor abaixar um pouco a temperatura para não queimar nem a base nem a superfície. Não gosto de dividir a massa em duas assadeiras, embora seja bem mais fácil na hora de decorar - não exigindo muita habilidade ao cortar o bolo ao meio - porque acredito que o bolo mantem mais a umidade assim... Mas faça ao seu gosto!
Enquanto a massa arrefece prepare o recheio. Em uma tigela deite a Nutella e depois as natas, e bata com um fuet. A consistência final será de um creme um pouco líquido.
Quando a massa já tiver arrefecido desenforme-a. Lave bem a forma que usou para assa-la e seque-a muito bem pois irá usar em seguida. Faça um corte longitudinal ao meio da massa, para obter dois discos. Coloque dentro da forma o disco que tiver mais deformações, e com a superfície plana para baixo (eu coloquei o disco que obtive do topo do bolo, pois o centro havia afundado) regue com o Vermute e acrescente todo o creme de Nutella. Em seguida coloque o outro disco, com a parte mais plana voltada para cima, regue novamente com o Vermute. Cubra a forma com película plástica e leve a geladeira para que o recheio fique mais firme.
Algumas horas antes de servir prepare o ganache para a cobertura, derretendo o chocolate e misturando o creme de leite. Desenforme o bolo já no prato em que irá servir, e cubra-o com o ganache recém feito, alisando-o muito bem. Decore ao seu gosto. utilizei avelãs levemente trituradas, mas gostaria de ter usado alguns bombons Ferrero Rocher, entretanto como estamos no verão não os encontrei... Leve o bolo novamente para a geladeira e tire-o de lá somente para servir.


Se o dia estiver muito quente, infelizmente ele não aguentará em sua bonita forma por muito tempo fora da geladeira, pois como o recheio é bastante amanteigado ele começa a derreter... mas garanto-lhes que o sabor não se altera em nada!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário