quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cookies da Camila



Tenho um livro de receita desde 2004. Utilizei uma agenda de 2003 que era tão bonita que não tive coragem de usar... e acabei por dar uma finalidade mais perene para ela no ano seguinte...
A segunda receita que tenho anotada é a destes cookies que baptizei como sendo meus, mas é certo que a receita saiu de algum lugar... só não sei da onde =S
Um dia destes resolvi fazer novamente estes cookies, e ver se eles eram tão bons quanto eu me lembrava...
A receita original leva gotas de chocolate na massa, mas para estes eu usei o que tinha disponível, que eram um mix de frutos secos, mas como a massa é bem básica, pode-se usar qualquer coisa gostosa que vier a mente =D
Cabe também lembrar que esse não é daquele tipo de cookies secos, ele tem uma textura porosa e relativamente macia.

Ingredientes:
- 1 ovo
- 1 e 1/2 xícaras de chá de açúcar mascavo
- 100 g de manteiga com sal
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo (utilizei apenas 1 e 1/2 + 1/2 xícara de farelo de trigo)
- 1/2 xícara de chá de aveia em flocos ou farelo
- 2 colheres de sopa de sumo de laranja (usei o sumo de meia laranja)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- gotas de chocolate, ou uvas passas ou neste caso mix de frutos secos (picados).

Coloque o ovo, bata-o levemente com o auxilio de um garfo, depois coloque o açúcar, a manteiga em temperatura ambiente, o sumo de laranja e a farinha (já misturada com o fermento e neste caso com o farelo) e mexa até a massa ficar pegajosa. depois coloque a aveia e os frutos secos (ou chocolate) e mecha delicadamente para encorpara-los a massa. Cubra uma forma com papel manteiga e distribua pequenas porções de massa, como ela estava bem pegajosa utilizei duas colheres para me auxiliar, e depois que colocava os montinhos na forma apertava-os ligeiramente para ficarem mais planos. Asse em forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 15 min ou até estarem corados. 
Deixe arrefecer e armazene em recipiente fechado. Os meus duraram quase 2 semanas, mas isso é porque comi todos neste prazo... acabei não deixando nem um para fazer um teste de validade... mas acho que eles irão acabar antes das duas semanas.... rsrsrsrs



Sabor:
Dificuldade:
Praticidade:

Sem comentários:

Enviar um comentário