segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tiramissu - sem ovos

Esta receita estava aqui nos meus rascunho já faz uns bons meses (cerca de 4 O.O)
E resolvi publica-la já que ficou deliciosa!!!
______________

Para os aniversariantes aqui de casa eu sempre costumo fazer um bolo, farto em recheio e cobertura (e calorias), mas desta vez resolvi fazer algo um pouquinho diferente....
O aniversariante da vez foi o meu marido, e diga-se de passagem ele não é o maior fã de doces, por isso resolvi fazer algo que iria mais de encontro ao paladar dele. Como ele gosta bastante de café resolvi fazer um tiramissu.
No entanto eu iria fazer em uma sexta a noite para só comermos no domingo, e como as receitas tradicionais levam gema crua no creme, preferi ver se tinha como substituí-las por alguma outra coisa, para ser mais seguro para os comensais...
Assim encontrei esta receita que leva apenas Mascarpone e natas, e resolvi experimentar!

Receita:

  • 400g de biscoito champanhe
  • 500g de queijo mascarpone
  • 200g de natas para montar bem geladas
  • 400ml de café bem forte (pode ser um pouco mais ou um pouco menos de acordo com a textura que você preferir para os biscoitos)
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 75ml de licor de sua preferência, ou rum (no meu caso usei vermute porque não tinha outra coisa em casa)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • raspas de chocolate para decorar


A preparação é muito simples, comece por fazer o café bem forte, e coloca-lo em um recipiente fundo para ir arrefecendo.
Bata as natas com o açúcar até ficarem bem firmes, depois acrescente o mascarpone e bata mais uma vez para tornar a mistura homogénea.
Esta na hora de montar o tiramissu, para isso prepare o recipiente que irá utilizar, pode ser uma taça grande, ou pequenas tascinhas, para servir assim mesmo. No meu caso eu quis fazer em forma de bolo, por isso pequei em uma forma redonda com fundo removível, passei um pouco de manteiga e recortei papel manteiga para forrar bem o fundo e as laterais.
Para ficar um aspecto engraçado quando fosse servir peguei na metade dos biscoitos e parti ao meio.
Misture o café com o licor para banhar os biscoitos antes de montar o tiramissu.
Peguei cada metade e passei rapidamente na calda para que não ficassem demasiadamente moles, e montei-os em pé na lateral da forma(com a parte arredondada para cima), e fui distribuindo os lado a lado desta maneira, quando já tinha colocado cerca de 7 biscoitos eles começaram a pender para o centro da forma, para se manterem estáveis peguei em um biscoito inteiro, passei pela calda, e coloquei deitado na base da forma para escorar os demais. Procedi desta maneira até obter a circunferência toda recoberta pela metade dos biscoitos e na base um octógono formado por biscoitos inteiros, terminei portanto de fechar a base com os biscoitos, usando alguns inteiros, outros pela metade, de forma a cobrir toda a base da forma.
Com uma colher apliquei uma camada generosa do creme, até cobrir todos os biscoitos e ter a espessura da metade dos biscoitos laterais.
Polvilhei a superfície com cacau em pó e tornei a distribuir os biscoitos previamente humedecidos, mas agora em outro sentido diferente o da base (ou seja não fiz um segundo octógono).
Quando terminei cobri com outra camada generosa de creme, alisando bem com as costas da colher.
Cobri com película plástica e levei à geladeira até o momento de servir (que no meu caso demorou mais um dia e meio LOL)
Como havia sobrado creme e alguns biscoitos, peguei em forminhas individuais para mini cakes, forrei com película plástica e montei o tiramissu, mas de forma invertida, ou seja, primeiro creme depois biscoito, depois peneirei o cacau, coloquei mais creme e por fim a ultima camada dos biscoitos. Consegui fazer mais três pequenos tiramissu desta forma, mas como estava no final acabei deixando o biscoito por muito tempo na calda o que, na hora de desenformar, acabou por ter um aspecto um pouco escorrido... Nada que tivesse afectado o sabor... mas na próxima, apenas passo os biscoitos pela calda!
Na hora de servir é só polvilhar cacau em pó, ou chocolate ralado!

Infelizmente não comemos em casa o Bolo de Tiramissu, por isso não tenho fotos  :(
Mas as fotos aqui é de um dos mini (não tão mini assim) tiramissu que fiz com o excedente.

Apesar de ter escrito um texto bem longo a receita é bem fácil de se fazer, indico a todos que façam e experimentem!!!

Sabor:
Dificuldade:
Praticidade:

1 comentário: