sábado, 21 de julho de 2012

Bolo Gelado de Coco com Chocolate:





Quando vi esta receita da Simone fiquei babando, por sinal que receita do Chocolatria não nos enche de água na boca?!
E já estava a procura de bolos gelados a algum tempo... para tirar o Na Tigela desta inércia, por isso juntou a fome com a vontade de comer e fui fazer este bolo delicioso!


Abaixo coloco a receita da Simone, e entre parênteses as alterações feitas por mim:


Ingredientes:
330g de farinha de trigo 
30g de cacau em pó
(eu devia ter usado mais, porque o me cacau em pó não deixou a maça com cor de chocolate...)
200g de açúcar refinado 
5 ovos tamanho L
240g de leite em temperatura ambiente (1 xícara de chá) (essa medida eu achei um pouco estranha, afinal não é comum pesar o leite, mas para nada dar errado eu o fiz LOL no final consegui cerca de 280 ml de leite (o que é muito estranho já que a densidade do leite é maior que a da água...), mas acabei deixando no copo cerca de 50ml, pois se não a massa iria ficar muito líquida... portanto eu usei 230ml)
15g de fermento em pó (1 colher de sopa)
Para a calda:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
(eu usei apenas às 50 ml que haviam sobrado, pois minha quantia de leite de coco era muito maior...)
1 vidro de leite de coco (eu tinha uma lata de leite de coco aqui em casa, produzido na Filipinas, a lata possui 400ml e ao abrir foi muito, muito interessante, porque a parte de cima da lata parecia a polpa do coco raspada, e em baixo havia agua de coco, e o sabor era tão intenso... adorei! pretendo fazer mais coisas com este leite de coco!!)
Modo de Fazer: calda
Misture todos os ingredientes. Fim.
Eu coloquei todos os ingredientes no copo que acompanhou minha varinha mágica e bati com ela até tudo ficar bem misturado e não haver mais pedacinhos de polpa de coco. A minha mistura passou das 700ml por isso guardei cerca de 250ml para fazer a cobertura.
Para cobrir:
1/2 lata de doce de leite para espalhar sobre o bolo-opcional
Coco ralado desidratado previamente hidratado com 100g de leite de coco
Eu cobri o meu bolo com uma calda de chocolate culinário derretido junto com a mistura de leite de coco com leite condensado. Portanto misturei 100g de chocolate culinário (com sabor pouco doce) e às 250ml da calda, levei ao fogo até tudo estar derretido e homogéneo, e depois verti sobre o bolo. Depois coloquei cerca de 80g de coco ralado desidratado.
Modo de Fazer: Bolo
Unte e enfarinhe uma forma tamanho 1 (se quiser um bolo mais alto) ou 2 (bolo mais baixo) e pré-aqueça o forno a 180oC.
Peneire os ingredientes secos em uma tigela: a farinha, o cacau e o fermento. Reserve. (nesta etapa eu coloquei o açúcar junto, pelo facto de não estar lendo a receita ao mesmo tempo que a fazia...)
Bata as claras em ponto de neve firme. Adicione as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Adicione o açúcar. (acabei por não adicionar o açúcar nesta hora, pois ele já estava na mistura dos secos...)
Parta para o fouet: adicione porções alternadas de secos e do leite e misture delicadamente até obter uma massa homogênea.
Verta a mistura sobre a forma preparada e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até espetar um palito e este sair seco. Assim que retirar o bolo do forno, faça furos com um garfo em toda a superfície do bolo. Despeje a calda e cubra com o doce de leite e o coco hidratado. (Eu coloquei a calda, deixei por algum tempo sobre a bancada, e em seguida cobri a forma com filme plástico e a coloquei no congelador, quando já estava razoavelmente gelada é que fiz a cobertura de chocolate e coloquei sobre o bolo, deixei-o mais um tempo no congelador e depois levei a geladeira) Refrigere por uma noite. No dia seguinte, corte em quadrados e embrulhe os pedaços em papel alumínio. Conserve em geladeira por até 5 dias. (eu pulei essa parte do enrolar em papel alumínio os quadradinhos, porque sempre achei um desperdício de cobertura :P)






Dificuldade:

Praticidade: 

2 comentários:

  1. Que legal, vou fazer essa receita na Terra Brasilis! Adorei o trocadilho de restauro e restauração...bjos

    ResponderEliminar
  2. rsrsrsrs pois é.... quando fui a entrevista de admissão na faculdade acabei soltando: "eu quero muito fazer restauração" imagina só como eles me olharam.... =S

    ResponderEliminar