sábado, 18 de fevereiro de 2012

Viva México!!! III - Guacamole!




Para finalizar os pratos que preparei para o banquete mexicano não poderia faltar esta outra estrela mexicana: GUACAMOLE!!!


Embora esta receita não seja de todo mexicana... já que aprendi de uma amiga colombiana! Entretanto para mim é a melhor receita de guacamole que já experimentei!


- 1 Abacate madura
- Sumo de 1/2 limão
- 1 colher de chá rasa de pasta de alho
- Sal q.b.
- (opcional: salsinha e/ou cebolinha)


Abra o abacate e raspe toda a polpa para uma tigela com a ajuda de um garfo, deite metade do sumo de limão por cima do abacate e comece a esmaga-lo com o garfo. Quando mais molinho ele estiver mais fácil será esta tarefa! acrescente o alho o sal e o resto do sumo de limão e misture bem. Prove para ver se falta algo, corrija se for necessário decore com um pequeno punhado de salsinha e sirva acompanhado de Doritos!



Sabor:
Dificuldade:
Praticidade:

E por fim uma foto de meu almoço mexicano que foi uma delícia e, além de tudo, super fácil de se preparar!!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Viva México!!! II - Chili express!



Agora que já temos um belíssimo acompanhamento vamos para o prato principal! E a minha escolha foi.... o famoso Chili!
Uma comida quente, em todos os sentidos, e substanciosa... que pode ser que não seja de digestão fácil para quem não está acostumado... mas que com certeza é de extremo agrado para as papilas gustativas!
Uma nota importante é que esta receita em especial eu não retirei de nenhum lugar específico, foi de certo modo uma criação minha inspirada em outras receitas e que já havia visto... e nos chilis que já havia comido em restaurantes especializados.... bem como na minha noção gastronómica... 
E busquei utilizar alguns ingredientes que utilizo normalmente em meu quotidiano que agilizam as minhas tarefas na cozinha para fazer um prato apetitoso porém prático!


Receita:
400g de carne picada (pode ser uma carne para estufar magra, e peça para picar duas vezes!)
1/2 vidro de feijão encarnado cozido (aproximadamente 200g)
1 vidro (500 ml) de tomates triturados ou de polpa de tomate
1 xícara de cebola picada congelada (compro destas no supermercado pois são mais práticas e evito de ficar com as mãos a cheirar cebola todos os dias, mas se não tiver, ou se preferir, uma cebola média bem picada)
1 1/2 colheres de sopa de vinha d'alho (gosto de utilizar uma bem vermelha e que leva pimentos triturados, pois assim agrega-se mais sabor)
2 colheres de chá de pasta de alho (ou dois dentes pequenos bem esmagados)
Sumo de limão (algumas gotas)
1 folha de louro
Pimenta do reino q.b.
Sal q.b.
Molho de piri-piri q.b.
Azeite q.b.
Salsinha picada q.b. (eu uso congelada também)
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar


Tempere a carne picada com sal, pimenta do reino, um pouco de salsinha, o alho e algumas gotas de sumo de limão. Misture bem para distribuir igualmente o tempero por toda a carne e deixe a carne descansar por uma meia hora para que haja tempo do tempero fixar-se bem na carne.
Em um tacho com fundo grosso e em temperatura mínima deite o azeite e a vinha d'alho e quando começar a ouvir os primeiros estalos indicando que o azeite está quente coloque metade da carne picada. Quando esta porção já estiver no ponto retire-a da panela (reservando-a em um prato fundo) e coloque o restante da carne picada. Esta etapa é importante para que a carne possa sobretudo fritar e não cozer. Deste modo ela ficará mais tenra. Quando a segunda porção estiver chegando ao ponto deite a carne reservada e misture bem para terminar de cozer as duas juntas. 
Deite o feijão encarnado e misture bem.
Acrescente a polpa de tomate e o molho de piri-piri na quantidade desejada, eu gosto de deixar menos picante e levar a mesa o frasco de molho, assim para quem não gosta muito do piri-piri o chili não fica tão forte, e para quem gosta de experiências mais intensas é só acrescentar mais no prato! Prove e corrija a acidez do molho com o açúcar e caso falte sal acrescente um pouco mais. Junte também a folha de louro e mais um pouquinho de salsinha e cozinhe mexendo sempre (do contrário irá queimar no fundo, o que não é assim tão trágico mais dificulta a lavar o tacho...) quando levantar fervura pode esperar mais uns 5 minutos e já estará pronto para servir!



Sabor:
Dificuldade:
Praticidade:

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Viva México!!! I - Pão de milho super fácil!






Por vezes me apetece fazer refeições (almoço ou jantar) étnicos, alguns dia tenho vontade de comer comida japonesa... outros dia árabe... mas o momento da vez foi a comida mexicana!!! Por isso esta série se dedica a compartilhar receitas deliciosas e super fáceis de um almoço mexicano que preparei aqui em casa!

Como acompanhamento principal fiz um delicioso pãozinho de milho, se você já esta pensando: "Pão! Isso dá trabalho!" pode parar por aí e ler a receita até o final! Aí irá ver que seus conceitos vão mudar a respeito deste pão e do trabalho que dá fazê-lo...

A receita tirei deste blog, mas já havia conferido outras iguais em outros blogs pois esta é a receita do tradicional "Corn bread" americano.


Receita:

1 xícara de farinha de milho amarela grossa (eu usei a que achei no supermercado, e no verso dizia que era tipo 70)
1 xícara de farinha de trigo
2 a 4 colheres de sopa de açúcar (usei duas de açúcar amarelo)
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal (eu usei um pouquinho mais...)
2 ovos 
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo ou azeite ou manteiga derretida (no caso usei a manteiga) 

Unte uma forma rectangular média com azeite (ou o que preferir) e farinha de milho.
Em uma tigela grande misture as farinhas, o sal, e o fermento de maneira a que se mesclem bem. 
Em outra tigela menor bata ligeiramente os ovos, acrescente a manteiga derretida e o leite e bata misture-os.
Na tigela maior (com os secos) arrume de modo a deixar um buraco no centro e verta a mistura líquida neste buraco e mecha com uma colher até obter uma massa homogénea e pegajosa.
Distribua a massa na forma e asse em fogo mínimo por 30-40 minutos ou de acordo com seu forno. A superfície deve ficar levemente dourada, podendo apresentar algumas rachaduras e se fizer o teste do palito o mesmo saíra bem seco.
Corte em pedaços médios e sirva! 



Sabor:
Dificuldade:
Praticidade: